Processos de Criação; Design e Tendências.
A indústria do vestuário
Um processo de design
Designers de Vestuário: Além de receber conselhos de varejistas, os designers de vestuário devem se manter atualizados sobre as tendências da moda. Eles também precisam conhecer os requisitos de produção do fabricante e o que a fábrica é capaz de produzir. Dessa forma, eles podem oferecer designs que podem ser produzidos de forma realista e satisfazer a necessidade percebida do consumidor. Este processo não é tão fácil quanto parece. As mudanças acontecem rapidamente na moda, e as ideias de design são constantemente propostas, discutidas e modificadas. Um contrato para uma série de peças de vestuário não pode ser confirmado até que o tipo, a cor e o design do tecido, os acabamentos, a silhueta e o custo tenham sido decididos. Mesmo depois de tudo isso, as peças continuam a ser desenvolvidas, à medida que os aspectos técnicos de ajuste, classificação, construção e desempenho da peça são considerados.
Processo de Design
O processo de design de vestuário pode ser dividido em quatro etapas.
-
Iniciação do design - o primeiro estágio é avaliar as necessidades do consumidor e usá-las para determinar a cor, a silhueta, o estilo e o design do tecido.
-
Conceito de design - nesta fase, muitas opções de design são exploradas. Designs que atendem às necessidades percebidas do consumidor são produzidos como ofertas de design.
-
Processo de tomada de decisão - As propostas de design são consideradas e utilizadas para desenvolver uma gama de designs. São tomadas decisões sobre a escolha de designs, tecidos, acabamentos, etc.
-
Design técnico - finalmente, a proposta de design que foi aceita deve ser refinada para que atenda precisamente ao ajuste, construção, desempenho da vestimenta e requisitos de produção.
Um designer de roupas modificará uma peça durante o processo de design.
Ao projetar novos produtos, um quadro de inspiração pode ser usado para capturar um sentimento ou expressar um tema.
Pesquisa de design:Existem vários tipos de pesquisa que precisam ser realizados durante o processo de design e produção de peças de vestuário. Inicialmente, a pesquisa de mercado é necessária para descobrir o que os consumidores gostam e o que não gostam. Os designers realizam pesquisas para auxiliá-los em suas ideias. Eles frequentemente desenvolvem um mood board, que envolve a pesquisa de esquemas de cores, tipos de tecido, imagens, preferências do consumidor e assim por diante. Após a realização de pesquisas suficientes, os designers podem começar a esboçar suas ideias e, talvez, criar um protótipo.
Um protótipo é um modelo de uma ideia. Ele é feito para verificar o quão bem a ideia funciona. No design de roupas, um protótipo é importante para garantir que as peças do molde se encaixem corretamente e que a peça tenha a aparência ou imagem correta. Protótipos de peças de vestuário são frequentemente chamados de toiles. Os toiles geralmente são feitos de chita ou um tecido similar e barato. Inicialmente, um toile pode ser colocado em um manequim, que é um boneco humano de madeira ou plástico. O tamanho do manequim pode ser ligeiramente alterado, mas um modelo (ou o cliente) precisaria experimentar o toile para garantir um ajuste exato.
Você também precisa criar um protótipo de molde, principalmente se o design for complexo. As peças do molde são fixadas com alfinetes ou coladas para representar a maneira como o item será unido. Embora o papel não fique pendurado da mesma forma que o tecido, é mais econômico testar e alterar um molde de papel do que descobrir que precisa fazer alterações depois que o tecido foi cortado.
Amostra de roupas:O molde do protótipo é usado para confeccionar uma peça de vestuário de amostra. Esse processo é realizado por um maquinista qualificado, que define a melhor forma de unir as peças. Após a conclusão das peças de vestuário de amostra e a definição do processo de produção, os custos de produção podem ser previstos. Em seguida, são realizados testes de qualidade e desempenho nas peças, e as peças do molde são produzidas. Estas são utilizadas para a classificação e planejamento de marcadores dos processos.
Finalmente, uma especificação do produto pode ser escrita. Contém detalhes precisos sobre a peça para que possa ser reproduzida em grande escala.
Vamos entender alguns fundamentos do design de moda:
-
Referência Histórica e Reverência
Dizem que quem não aprende com a história está fadado a repeti-la. No contexto da moda, quem não aprende com a história está fadado a desperdiçar uma fonte inesgotável de inspiração. Três peças-chave no mundo da moda que são constantemente reestilizadas são espartilhos, aventais e quimonos.
-
Emulação e Inovação
Emular estilos do passado muitas vezes contribui muito para o design de moda, já que tudo eventualmente retorna. A elegância dos vestidos gregos, imortalizados para sempre em pedra, é um excelente exemplo do poder de uma ideia de moda que não apenas sobrevive, mas prospera na imaginação dos designers de moda ao longo da história.
-
Por último, mas não menos importante; desculpe, pois há muitos pontos a analisar. TENDÊNCIAS: LIGADAS, DESLIGADAS E ADJACENTES:
Embora as tendências não sejam mais ditadas, as casas de design investem muito tempo e dinheiro tentando prever tendências e/ou colocá-las em prática. Designers que buscam encontrar seu lugar no mercado precisam saber se pretendem estar na moda, próximos a elas ou completamente fora dela. Eles devem decidir conscientemente se irão liderar, seguir ou ignorar uma tendência. Embora designers atentos às tendências surfem na onda da mídia e do clamor do público por exemplos das últimas tendências, designers que intencionalmente perdem a onda às vezes descobrem que suas perspectivas independentes inadvertidamente desencadeiam tendências ou contratendências próprias. As coleções na moda estarão fervilhando com o conceito. Uma abordagem alternativa à última moda pode ser encontrar maneiras menores e mais sutis de adotá-la sem torná-la o foco. O consumidor se desintegra da mesma forma, e um designer que tem uma compreensão clara de sua posição em relação às tendências se conectará com o público certo para seu produto.
São as tendências que geram os processos, os processos são as nossas criações e assim a moda se desenrola e se envolve nela mesma; Falamos do que queremos; do que sentimos; do que faz o outro amar as coleções e etc; temos que ter paciência para que os processos surjam e desencadeiem prototipos de moda e coleções. O estudo e clareza de mercado, merece muito a nossa atenção! Fazer moodboard com ideias que atingem o público esperado é no mínimo uma saída muito importante para entender esse desenrolar de tendências, história da moda e inovação do vestuário.







